segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Fique de olho!

 Você abusa do refrigerante?

copo de refrigerante
Hoje pensei em falar um pouquinho sobre o refrigerante. Ele é uma bebida de consumo mundial, que está presente nos lares de muitos brasileiros, seja no almoço de domingo, nas festas de comemoração ou no churrasco do fim de semana.
O refrigerante é uma bebida gaseificada obtida pela dissolução, em água potável, de suco ou extrato vegetal de sua origem, adicionada de açúcares.


Consumo de refrigerante e impactos na saúde

Um trabalho realizado em uma escola secundária norte americana, Wyshak, em 2000, analisou a relação entre o consumo de bebidas carbonatadas em 460 adolescentes e a ocorrência de fraturas ósseas. Independentemente da atividade física, foi verificada maior associação entre fraturas e o consumo de refrigerantes. No entanto, não há qualquer comparação entre o estado nutricional, tipo de atividade desenvolvida e características clínicas do grupo estudado.
Assim, recomendam que o consumo de refrigerantes seja mantido em doses moderadas, como parte de uma dieta que favoreça a saúde óssea, de tal maneira que alimentos construtores e nutrientes que favoreçam a síntese óssea sejam também ingeridos.

Um novo estudo divulgado pela Universidade de Boston, nos Estados Unidos, revela que refrigerantes e sucos industrializados aumentam as chances de uma pessoa desenvolver gota. A doença é uma forma de artrtite causada pelo excesso de ácido úrico no sangue, provoca fortes dores nas extremidades do corpo, principalmente nos dedos do pé. De acordo com a pesquisa, pessoas que bebem muito refrigerante e suco de caixinha tendem a acumular mais gordura no abdômen, o que leva ao aumento de ácido úrico na circulação. A reumatologista Gina Haase explica que a chave para se evitar o problema é a alimentação saudável.
 

Veja a seguir o que você está ingerindo ao beber um copo de 200 mL de refrigerante tipo cola:

Ingredientes: água gaseíficada, açúcar, extrato de noz de cola, cafeína, corante caramelo, acidulante e aroma natural.
Valor nutricional: valor calórico (85 kcal); carboidratos (21g) e sódio (10 mg).

sábado, 29 de janeiro de 2011

Gravidez e obesidade

obesidade na gestação
Estudos mostram que, bebês de mulheres que engravidaram obesas têm maiores chances de sofrer má-formação, complicações no parto, problema no coração e se tornarem obesos na vida adulta. Entre as gestantes obesas, o risco de morte é até 5 vezes maior, assim como a incidência de diabetes gestacional, hipertensão, pré-eclampsia e hemorragia no pós-parto.
Problemas desencadeados pela obesidade, como desequilíbrio hormonal, diminuem as chances de engravidar.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Diga adeus ao sono excessivo

bebe bocejando
Bocejar repetidas vezes é sinal de que o corpo está cansado; o sono é conseqüência. Para evitar que eles apareçam, muita gente utiliza a cafeína, substância de efeito estimulante presente no café e chás. Mas nem todo mundo é sensível à cafeína e, além disso, ela pode ter efeito nocivo. A cafeína em excesso pode levar à falta de concentração, hiperatividade e ansiedade.
A dica para obter energia de uma forma mais positiva, seria experimentando uma receita energizante. Aposte nessa fórmula: 1 colher (chá) de lecitina de soja + 1 colher (chá) de guaraná em pó + 1 colher (sobremesa) de linhaça + 1 colher (sopa) de farelo de aveia misturado com iogurte, leite ou frutas.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Beleza da pele

alimentos e estetica
Para uma pele bonita e saudável é importante ingerir alguns alimentos fontes de antioxidantes: ovos, cereais e seus óleos, peixes, laticínios. Frutas como a acerola, caju, goiaba, mamão, pêssego e damasco. Vegetais como brócolis, couve e couve-flor. Sucos de uva, morango e melancia. Tomate, pimenta, abóbora, cenoura, espinafre, salsa, rúcula, agrião e almeirão. Além, de nozes, castanhas-do-pará e grãos integrais.

Os alimentos antioxidantes são excelentes para a saúde e ainda podem auxiliar na manutenção da beleza da pele.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

I Curso de Nutrição Aplicada à Estética

Data: 19 e 20 de fevereiro de 2011
Local: Goiânia-GO
Promoção: Fita Métrica Consultoria Nutricional Ltda.


Maiores informações

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Para fortalecer as unhas

alimentação e estetica
Para o fortalecimento da unhas é importante fazer a ingestão de alimentos fontes de:

•    Vitamina C (laranja, limão, pimentão, mamão e morango);
•    Vitamina E (vegetais de folhas verdes escuras, nozes, sementes e grãos integrais);
•    Biotina (peixe de água salgada, gema cozida, levedura e grãos integrais);
•    Vitaminas do complexo B (ovo, carne, aves e leite)

“Bons hábitos alimentares auxiliam no crescimento e na saúde das unhas, já que a falta de alguns nutrientes e vitaminas pode deixá-las quebradiças e frágeis. A ingestão insuficiente de vitaminas do complexo B pode provocar listras nas unhas e a falta de cálcio pode torná-las secas e quebradiças”.

sábado, 22 de janeiro de 2011

Salada de frango com abacaxi

salada de frango e abacaxi
Ingredientes

•    400g de filé de peito de frango cozido desfiado, sem pele e sem osso
•    5 fatias de abacaxi cortadas em cubos
•    50 gramas de maionese light
•    2 talos de salsão cortados em quadradinhos
•    Suco de 1 limão
•    1 pitada de curry
•    3 colheres de sopa de amêndoas ou amendoins tostados

Modo de preparo: misture todos os ingredientes e sirva.


Você poderá incrementar seu cardápio conferindo outras receitas:

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Purê de batatas com abóbora

Ingredientes:
5 unidades médias de batata
2 unidades médias de abóbora
2 colheres de sopa rasas de manteiga
½ xícara de chá de leite quente
½ xícara de chá de creme de leite
1 unidade mádia de cebola
2 dentes de alho
2 unidades médias de pimenta de cheiro
Alecrim e orégano a gosto

Modo de preparo: cozinhe as batatas e a abóbora separadamente até ficarem macias. Escorra e passe pelo espremedor ou liquidificador ainda quente. Coloque os purês em uma vasilha, acrescente a manteiga, o leite, o creme de leite. Separadamente, bata no liquidificador, a cebola, alho, sal, pimenta de cheiro, orégano e alecrim. Misture o tempero aos purês e leve ao fogo baixo, por cinco minutos. Sirva em seguida.


Você poderá incrementar seu cardápio conferindo outras receitas:

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

O que é que o Camu-Camu tem?

fruto camu-camu


O Camu-Camu (Myrciaria dubia) pertence à família Myrtaceae, a mesma da goiaba e jabuticaba, sendo uma espécie silvestre, originária da Amazônia, que ocorre predominantemente ao longo das margens de rios e lagos, com a parte inferior do caule freqüentemente submersa.

O fruto possui elevado teor de vitamina C e consideráveis concentrações de flavonóides. Os flavonóides são substâncias antimutagenicas, isto é, impedem a alteração do código genético celular.

Além dos nutrientes citados anteriormente também possui grande quantidade de fibras, que ajudam contra a obstipação intestinal e nível de colesterol alto, alem de estabilizar os níveis de açúcar no sangue. Leia mais

domingo, 16 de janeiro de 2011

Conheça os 10 passos para a alimentação saudável de gestantes

Faça uma alimentação bastante variada e se alimente pelo menos 5 vezes ao dia Inclua na suas refeições massas, pães, arroz e bolo, esses alimentos são responsáveis pelo fornecimento de energia que a gestante e o bebe precisam

De preferência para alimentos ricos em vitaminas, minerais e fibras (frutas e verduras).

Tenha atenção para o consumo de alimentos que contenham ferro, vitamina C e cálcio. Consuma vegetais verdes escuros, frutas cítricas, leite e seus derivados diariamente.

Consuma alimentos fonte de proteínas (carne, leite e ovos) diariamente. Eles são essenciais para a construção dos tecidos maternos e fetais.

Use temperos naturais. Reduza o consumo de sal, açúcar, gorduras e temperos.

Lave os vegetais e frutas antes de ingeri-los.

O consumo adequado de água é fundamental para a manutenção da boa saúde

Mantenha o controle do ganho de peso gestacional

Amamente seu filho. O leite materno, é o alimento ideal para a saúde do bebê.

sábado, 15 de janeiro de 2011

Agradecimentos

Obrigada a todos que estão acessando meu blog. Criei o mesmo recentemente e a cada dia venho procurando maneiras de divulgá-lo. Então, sempre que puderem continuem acessando, pois farei o máximo para sempre mantê-lo atualizado e com assuntos que despertem algum interesse e que possam contribuir de alguma forma para o aprendizado de seus usuários.
Se você tem gostado do que encontra aqui, divulgue também para seus amigos.

Abraços.

Controle sua saúde






aluguel buenos aires

Doenças provocadas pelo calor

A intensidade das doenças provocadas pelo calor varia de leves (exantema cutâneo, síncope, cãibras) à graves (exaustão, lesões, choque térmico ou insolação).
O choque térmico é certamente um grave problema de saúde pública, ocorrendo durante a exposição aos ambientes quentes e/ou úmidos, mas isso também pode acontecer em regiões temperadas, acometendo principalmente aqueles que praticam atividade física intensa e prolongada.
Diversas características pessoais, condições de saúde, medicamentos e fatores ambientais estão associados com graves doenças provocadas pelo calor. Apesar de extremamente raras, há casos de doenças graves provocadas pelo calor mesmo em indivíduos de populações de baixo risco (em boa forma física e aclimatados ao calor) que tomam as devidas precauções e que já tinham sido expostos a essas condições muitas vezes.
O risco de graves doenças provocadas pelo calor podem ser dramaticamente diminuídas por meio de várias medidas, como a aclimatação ao calor, controle da exposição ao estresse térmico, manutenção da hidratação e tolerância térmica adquirida, evitando a exposição ao estresse térmico excessivo e mantendo a hidratação adequada. Além disso, técnicos e treinadores devem conhecer os sinais e sintomas das graves doenças provocadas pelo calor.
Atletas que apresentam esses sinais e sintomas devem interromper os exercícios e ter um tempo para se recuperar em ambiente fresco, além de repor os líquidos e eletrólitos perdidos. Se houver sinais de advertência e se o organismo for resfriado rapidamente, é possível evitar graves consequências provocadas pelo calor. Se houver suspeita de um choque térmico, o corpo deve ser imediatamente resfriado, seja pela imersão em água fria ou envolvendo o corpo com água fria ou gelada.

SBAN 2011

Local: Hotel Praia Centro - Fortaleza - CE
Promotor: SBAN - Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição
Data: 20 a 23 de junho de 2011

 Maiores informações

Mega Evento 2011

Sanduíche tropical

sanduíche saudável
Energia: 283 Cal
Rendimento: 1 porção
Tempo de preparo: 40 minutos

Ingredientes
• 1 pão sírio (50g)
• 50 g de peito de frango cozido desfiado
• 2 colheres de sopa de ricota
• 1 pitada de cheiro verde
• 1 colher de chá de maionese light
• 1 folha de alface
• 2 colheres de sopa de cenoura crua
• 2 colheres de sopa de abacaxi fresco picado

Modo de Preparo
Cozinhar o peito de frango com uma pitada de sal até ficar bem macio. Após o cozimento, desfiar o frango. Misturar o frango coma ricota, o cheiro verde, a maionese light, a cenoura e o abacaxi. Abrir o pão sírio em duas metades, deitar uma folha de alface sobre uma metade de pão sírio e passar o recheio por cima. Cobrir uma com a outra folha de alface e fechar com a outra metade do pão sírio.



Você poderá incrementar seu cardápio conferindo outras receitas:

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Propriedades nutricionais da erva-mate

chá mate gelado
A erva-mate (Ilex paraguariensis) é originária da região subtropical da América do Sul, ou seja, sul do Brasil e norte da Argentina, além de todo o Paraguai e Uruguai. É usada na produção de chimarrão, tererê e chá quente e gelado podendo ser utilizada na preparação de bolos e sorvetes. 

A erva-mate além de saborosa apresenta também algumas propriedades nutricionais. É rica em vitaminas e sais minerais.  É uma das fontes mais ricas em ácidos fenólicos - que são um composto químico que aparece naturalmente em alimentos de origem vegetal e são responsáveis pelo sabor amargo e adstringente - e ainda são capazes de combater os radicais livres, que prejudicam o bom funcionamento do organismo. 
Pesquisas realizadas recentemente nos Estados Unidos mostraram que as propriedades antioxidantes da bebida exercem um efeito protetor direto nas células. Também revelaram que a erva-mate é capaz de inibir o processo de oxidação do mau colesterol (LDL), prevenindo doenças cardiovasculares, câncer e envelhecimento precoce.  

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Nutrição para a beleza

Muitos são os problemas estéticos que incomodam mulheres e homens. Dentre estes estão à acne, a flacidez, obesidade, estrias, celulite, gordura localizada e envelhecimento cutâneo. A boa notícia é que, por meio da escolha de um estilo de vida saudável e uma alimentação balanceada, podemos amenizar muitos destes problemas.

A falta do consumo de carnes pode enfraquecer os cabelos e as unhas, que são formados por proteínas. Sabe-se que o uso de alimentos ricos em complexo B, como lentilhas, cereais e germe de trigo, e em Omega três e seis, encontrados em peixes de águas salgadas profundas são úteis para o equilíbrio desta queda alem de remédios específicos com complexo B. A utilização de remédios ricos em complexo B podem certamente melhorar a queda.
Para a manutenção de uma pele hidratada é preciso controlar sempre o nível de água em nosso organismo assim como o consumo de sal; embutidos e enlatados que podem prejudicar em muito a saúde da pele deixando-a aparentemente desidratada. Portanto, consuma muita água, água de coco e frutas, como melancia, pêra e melão.
Sempre é possível evite o consumo de frituras, pois estas podem causar um desequilíbrio hormonal que por sua vez permitirá o aparecimento da acne. O consumo de frituras em geral e gorduras saturadas, seria responsável também pela oxidação das células, causando o envelhecimento e aparecimento de rugas. Consumir uma dieta rica em vitaminas e alimentos com poder antioxidante como vitamina C, E e B12, goiaba, legumes, verduras e frutas, como a laranja, e ainda alimentos ricos em beta caroteno como o espinafre, rúcula, laranja, abóbora e espinafre alem do ovo e óleos de girassol, canola, sementes como castanha em geral ajudam a combater as acnes, cravos, espinhas e até mesmo as rugas.

Estamos acostumados a consumir todos os tipos de gorduras e um dos caminhos mais fáceis seria trocar elas por gorduras insaturadas com óleo de girassol, de canola e azeite. Controlar o acúmulo do sal para evitar a sobrecarga de líquidos é um fator importante no processo de evitar a celulite. Beba muita água, água aromatizada de alecrim (chá de alecrim) ou de gengibre. Eles facilitam bem a não formação de celulite.

“O segredo de um corpo bonito e saudável está na escolha certa dos alimentos que comemos e na prática de algum tipo de exercício físico.” 

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Bolo nutritivo com fibras

Ingredientes
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (sopa) de margarina
1 e ½ xícara de farinha de trigo integral
½ xícara de farinha de centeio
½ xícara de açúcar mascavo
½ xícara de germe de trigo
½ xícara de fibra de trigo
1 xícara de leite
½ xícara de mel
Ameixa-preta picada
1 clara em neve
Uvas passas
1 gema

Modo de preparo
Bater bem, numa batedeira, a gema, o mel, o açúcar e a margarina. Depois, colocar o leite, as farinhas, a fibra e o germe, misturando bem. Passar a uva e a ameixa em um pouco de farinha e colocar na massa. Por fim, acrescentar o bicarbonato e a clara em neve. Colocar a massa numa forma com furo central e assar em forno moderado e préaquecido. Se quiser, depois de desenformar, polvilhar com coco ralado.


Você poderá incrementar seu cardápio conferindo outras receitas:

Onde encontrar?

Ano novo e vida nova...

... pensando nisso, esse espaço foi criado para você, que planejou ter atitudes diferentes neste ano que se inicia. Se você deseja ter uma alimentação saudável, não deixe de conferir a lista que preparamos para você!

diet e light
Alimentos Dietéticos

ATRIO DIET SHOP
R 148 22 qd 66 lt 6 - 22 - Setor Marista - Goiânia, GO | CEP: 74170-110
(62) 3242-0003

DOCES SABORES
Av C 238 qd 1 lt 9 lj 3 - Vila Novo Horizonte - Goiânia, GO | CEP: 74365-560
(62) 3258-6857

NATTUDIET DISTRIBUIDORA
Av Fued José Sebba 813 - Jardim Goiás - Goiânia, GO | CEP: 74805-100
(62) 3945-0089
__________________________________________________________________________

produtos naturais
Produtos Naturais

BELVEDERE PRODUTOS NATURAIS
Av Cariri, 315 qd 15 lt 1 - Jardim Diamantina - Goiânia, GO | CEP: 74573-130
(62) 3210-1944

BIO VITA
Av Escultor Veiga Valle lt 15/20 s 05 - Parque Veiga Jardim - Goiânia, GO | CEP: 74954-310
(62) 3575-9006

CANTINHO DA ROCA PRODUTOS NATURAIS
R 250 465 - Setor Coimbra - Goiânia, GO | CEP: 74535-350
(62) 3941-8422

DISTRIBUIDORA NATURE'S SUNSH
R T 65 700 qd 154 lt 8 - Setor Bueno - Goiânia, GO | CEP: 74230-120
(62) 3095-4328

ELLOS COMERCIO DE PRODUTOS NATURAIS
R Jaraguá 280 qd 66 lt 8 - Setor Campinas - Goiânia, GO | CEP: 74515-040
(62) 3293-4381

NATIVA PRODUTOS NATURAIS
R Jaraguá 157 - Setor Campinas - Goiânia, GO | CEP: 74515-040
(62) 3291-7555

NATU BOM PRODUTOS NATURAIS E DIETETICOS
Av Tocantins 1104 qd 36a lt 1 - Setor Aeroporto - Goiânia, GO | CEP: 74075-100
(62) 3213-3508

NATURAL ALIMENTOS
R 4 134 qd 64 lt 125 s 11 - Setor Central - Goiânia, GO | CEP: 74020-060
(62) 3229-1219

NATURAL FOODS PRODUTOS NATURAIS E SUPLEMENTOS ALIMENTARE
R 24 804 - Setor Central - Goiânia, GO | CEP: 74030-060
(62) 3931-0619

NATURELLE
Av B 27 lt 17 - Jardim Santo Antônio - Goiânia, GO | CEP: 74853-030
(62) 3280-5621

NATURE'S SUNSHINE PRODUTOS NATURAIS
R 68 279 qd 125 lt 29 - Setor Central - Goiânia, GO | CEP: 74055-100
(62) 3223-0111

SAMAR PRODUTOS NATURAIS
R 237 631 qd 17 lt 631 - Setor Coimbra - Goiânia, GO | CEP: 74535-270
(62) 3291-8825

SO NATURA PRODUTOS NATURAIS
Av Domingos Neto 526 - Vila São Sebastião - Goiânia, GO | CEP: 75400-000
(62) 3514-1533

VIDA E SAUDE
R 78 148 lt 16 - Setor Central - Goiânia, GO | CEP: 74045-140
(62) 3224-9276

VIVA BEM PRODUTO NATURAIS
Al Leopoldo de Bulhões 232 qd 51 lt 17 - Setor Pedro Ludovico - Goiânia, GO | CEP: 74820-060
(62) 3241-7379

VIVA NATURAL
Av Oeste 1415 - Setor Norte Ferroviário - Goiânia, GO | CEP: 74063-020
(62) 3210-2477

VIVENDA PRODUTOS NATURAIS
Av 6ª Avenida 42 qd 49 lt 05 - Setor Leste Vila Nova - Goiânia, GO | CEP: 74645-080
(62) 3092-6070
__________________________________________________________________________

alimentos orgânicosProdutos Orgânicos

CERRADO ALIMENTOS ORGANICOS
R 15 461 - Setor Central - Goiânia, GO | CEP: 74030-030
(62) 3213-4388

MUNDO DO PRAZER
Rua 52, 832, Jd. Goiás - Goiânia, GO
Tel. (62) 40088100
__________________________________________________________________________

suplementos alimentares
Suplementos Alimentares

ARMAZEM DO SUPLEMENTO
R José Bonifácio qd 20 lt 1 - Jardim Nova Era - Goiânia, GO | CEP: 74916-220
(62) 3277-7080

DIET SHOP
Av T 4 390 - Setor Bueno - Goiânia, GO | CEP: 74230-030
(62) 3941-1050

SUPPLY SPORT NUTRITION
R T 34 qd 96 lt 13 - Setor Bueno - Goiânia, GO | CEP: 74223-220
(62) 3095-7030

sábado, 1 de janeiro de 2011

Natação pode amenizar os sintomas de asma em crianças

Uma notícia recentemente divulgada me chamou atenção, de acordo com um estudo, além de não provocar ataques de asma, como ocorre em outros esportes, à natação proporciona desenvolvimento físico e psicológico normal, bem como o aumento do volume dos pulmões e o desenvolvimento de boas técnicas.

Este estudo confirmou também a hipótese de que a natação pode ser uma abordagem não-farmacológica eficaz para crianças e adolescentes com asma.
Todas as crianças avaliadas neste estudo apresentaram umamelhora significativa em vários aspectos, como sintomas em geral, número de visitas ao médico, ronco, respiração pela boca e autoconfiança. Já os que fizeram natação mostraram um diferencial no que diz respeito aos benefícios adicionais no condicionamento físico.

Os autores destacaram que além de ser um ótimo exercício para as crianças com asma, a natação continuou mostrando benefícios para a saúde por pelo menos um ano após a conclusão do programa de natação. Sendo assim, os médicos ressaltam que esta prática esportiva é uma abordagem complementar ao tratamento convencional de asma.

Salada festiva

salada saborosa
Ingredientes
3 xícara (chá) de proteína texturizada de soja granulada (PVT)
1 colher (café) de sal moído iodado marinho
Vinagre de arroz integral à gosto
Shoyu (molho de soja) à gosto
Pedaços de queijo de sua preferência
Salsinha e pimenta do reino à gosto
1 alface americana
1 manga meio verde
2 pimentões vermelhos
2 pimentões verdes
1 pepino japonês
1 cebola
Azeite

Modo de preparo
Hidratar a soja com água e molho shoyu. Picar todos os ingredientes em tiras finas e temperar na hora de servir.




Você poderá incrementar seu cardápio conferindo outras receitas:

Receita de Torta de morango light





Você poderá incrementar seu cardápio conferindo outras receitas:

Wrap saboroso
Bolo de frutas light
Chester com arroz integral
Pastel de forno
Suco de uva e romã
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Fique sempre atualizado!
Receba artigos por email!
Widget by MundoBlogger Instale este widget