terça-feira, 13 de março de 2012

Respire fundo para o sucesso no treino

respiração correta 
Fonte: Revista Endorfina

A prática regular de atividades físicas contribui para a prevenção de doenças, combate a obesidade e melhora a auto-estima. Exercícios regulares são fundamentais para uma vida saudável e um corpo em forma. Porém, durante a atividade física, seja ela de força ou aeróbica, é importante prestar atenção na respiração afinal, é da entrada de oxigênio nos pulmões e deles para os tecidos musculares que retiramos boa parte da energia necessária para executar os movimentos. “Quem não respira direito não tem eficiência no trabalho muscular ou na atividade executada”, afirma Eloy Penteado, professor de educação física.

O modo correto de respirar vai de acordo com a prática esportiva. Em cada atividade física, aeróbia (com utilização de oxigênio) ou anaeróbia (sem utilização de oxigênio), a respiração interfere de forma distinta e deve ser adaptada. “Como a respiração está ligada à demanda de oxigênio, temos que nos preocupar em oferecer a quantidade necessária para cada nível de atividade, lembrando que o diafragma - principal músculo da respiração, precisa ser treinado para evitar a famosa "dor do lado". Para isso a intensidade dos treinos deve ser gradativa e progressiva”, explica Eloy.

Nas atividades aeróbias ou no dia a dia, deve-se priorizar a respiração inspirando pelo nariz e expirando pela boca. A entrada do ar pelo nariz torna o ar mais limpo e quente, o que facilita a absorção do oxigênio, porém em atividades de alta intensidade como, por exemplo, a corrida, a respiração é limitada porque a demanda de oxigênio é muito grande. Assim, deve-se utilizar nariz e boca juntos, tanto na inspiração quanto na expiração.

Para ler a matéria completa, clique aqui.

Você poderá aumentar seu conhecimento lendo as seguintes matérias:

Como você vai malhar em 2011?
Como você vai malhar em 2012?
Como perder a barriga?
O que realmente ajuda a eliminar peso?

0 comentários:

Postar um comentário

Seja o primeiro a comentar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Fique sempre atualizado!
Receba artigos por email!
Widget by MundoBlogger Instale este widget