Recentemente saiu uma matéria muito interessante no Portal mais badalado sobre nutrição: Lentilha. Confira parte da matéria!
A lentilha é originária da Ásia Central, sendo considerada uma das mais antigas espécies de leguminosas cultivadas pelo homem, consumida há cerca de 8000 anos. É uma espécie apreciada mundialmente, sendo que a produção mundial está concentrada na Turquia e na Índia . No Brasil, sua produção ainda é pequena embora o país apresente condições favoráveis para seu cultivo e o mercado uma boa aceitação com relação à comercialização do produto.
Tanto a lentilha quanto o feijão são leguminosas que oferecem vários nutrientes de grande importância para o organismo humano. Mas existem algumas diferenças entre ambos. Ao comparar uma quantidade equivalente a uma concha média cheia de cada um, encontramos os seguintes valores de energia e nutrientes:
Valor Calórico: o feijão oferece 151 kcal, enquanto a lentilha 116 kcal.
Fibras: todos sabem que as fibras, juntamente com o consumo adequado de água, são essenciais para o correto funcionamento intestinal, assim, para quem apresenta constipação intestinal, o ideal seria dar preferência para a lentilha, visto que a mesma fornece cerca de 7,9 gramas, enquanto o feijão, apenas 5,5.
Fósforo: é um mineral que desempenha variadas funções no organismo, dentre essas, a mineralização óssea e dos dentes, participação no metabolismo intermediário de açúcares, atuação na contração muscular e no equilíbrio ácido-básico. A lentilha é rica nesse mineral, fornecendo 180 miligramas, enquanto que o feijão não excede 109 miligramas.
Proteínas: a lentilha possui mais proteínas, 9 gramas na porção, já o feijão, 5,54 gramas.
E você, o que achou desta postagem? Deixe um comentário com possíveis sugestões para o blog. Acompanhe as novidades assinando o feed. Seja um seguidor do blog e curta nossa Fan Page.
1 comentários:
Eu amo lentilha: refogada (como feijão), no arroz, sopa...
Postar um comentário
Seja o primeiro a comentar!