domingo, 27 de março de 2011

Como você vai malhar em 2011?

Revista Saúde é Vital
Por MARIANA AGUNZI e THEO RUPRECHT

mulher atleta

Treinamento core

Essa espécie de exercício se concentra entre a base do quadril e logo abaixo do peitoral. Em outras palavras, o foco está na musculatura central — ou no “core”, como diriam os ingleses. “O conceito não é fazer um movimento para cada músculo da área, e sim trabalhar todos de maneira integrada”, ressalta o educador físico Luciano D’Elia, fundador da academia Core 360, na capital paulista. Para isso, os praticantes lançam mão de posições — e de equipamentos como a bola ilustrada acima — que os desestabilizam temporariamente. Aí, a região lombar e o abdômen têm que ralar para garantir o balanço e a postura. Agora, por que é importante fortalecer a região? “Essa parte do corpo é fundamental para manter o equilíbrio e produzir força”, esclarece D’Elia. Ao desenvolvê-la, você ganha em vigor, além de diminuir o risco de contusões e de dores nas costas.

Treinos especiais

Se há um motivo para o sedentarismo, esse atende pelo nome de desmotivação. Até porque não é fácil se levantar do sofá para fazer algo que a gente ache desagradável. Com o objetivo de aliar entretenimento e forma física, centros esportivos passaram a oferecer para adultos aulas de basquete, handebol, vôlei e por aí vai. Só que não se trata apenas do jogo propriamente. Essas sessões vêm com incrementos específicos. A Fechando o Gol, em São Paulo, por exemplo, propõe, por meio de movimentos típicos de um goleiro, condicionar a turma enquanto ela se diverte. “O treinamento mexe com os braços, as pernas, o abdômen e as costas”, reforça Felipe Rodrigues, coordenador técnico da academia. “As defesas ainda exigem da parte aeróbica”, complementa. O único senão é que esse tipo de exercício requer certa frequência e, claro, acompanhamento profissional. “Atletas de fim de semana se expõem a um maior risco de lesões”, contrapõe Ricardo Nahas, médico do esporte e ortopedista do Hospital Nove de Julho, na capital paulista.

Exercício Funcional

“Ele traz a atividade física para muito mais perto do dia a dia do indivíduo”, resume Nahas. Logo, a ideia é desenvolver o corpo de acordo com a necessidade de cada um. Um caso clássico é o de quem passa boa parte das 24 horas sentado no escritório. Daí, os músculos tendem a encurtar, o que prejudica a postura e, consequentemente, provoca dores desde o dedão do pé até o último fio de cabelo. Para essa situação específica, o treino consiste justamente em alongá-los, equilibrá-los e fortalecê-los. Os incômodos, então, desaparecem. Esse tipo de malhação produz resultados por meio de equipamentos nem sempre tradicionais. Acessórios como o TRX (veja o quadro ao lado) e as bolas suíças obrigam a pessoa a usar o corpo todo de uma só vez, como acontece em situações cotidianas. Afinal, você não mexe apenas os braços quando pega uma caixa no chão, certo?


1 comentários:

eugenia-gee disse...

Sempre me interesso com seus posts...bom trabalho a vc e ao nef

Postar um comentário

Seja o primeiro a comentar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Fique sempre atualizado!
Receba artigos por email!
Widget by MundoBlogger Instale este widget