terça-feira, 10 de maio de 2011

10 alimentos que agravam a gastrite

Para quem me acompanha aqui, fica o convite para curtir, comentar e compartilhar os posts da página Nutrição e Malhação. Quem desejar poderá contribuir convidando os amigos para conhecer e curtir a Fan Page


Quem sofre com a gastrite sabe bem o quanto incomoda a queimação, o aperto, a cólica e o estufamento que vira e mexe teimam em aparecer. Todas essas sensações fazem parte deste quadro inflamatório. O desconforto aparece, principalmente, na parte mais alta da barriga, na boca do estômago. Muitas pessoas, por desinformação sobre a doença, agravam os sintomas com uma alimentação inadequada e nem se dão conta do quanto que a comida pode irritar a mucosa gástrica. Alguns alimentos favorecem a secreção de ácido gástrico e, por isso, devem ser ingeridos com cautela, pois agridem as paredes do estômago. A seguir, veja quais são eles e saiba por que evitá-los.

1. Produtos ricos em corantes e conservantes, como sucos em pó e salgadinhos.

2. Gomas de mascar, chicletes, com ou sem açúcar, também são nocivos.

frituras e alimentos gordurosos

3. Frituras e embutidos, como os salgadinhos de festa, salsicha, salame e mortadela. O efeito dos embutidos está associado à quantidade de corantes e conservantes que esses alimentos contêm, causando irritação da parede do estômago. Com as frituras, o processo é muito semelhante. "Preparações fritas, principalmente, de óleos reutilizados, causam grande irritação gástrica e agravam os sintomas da gastrite.

4. Carnes vermelhas. O estômago é responsável apenas pela digestão de alimentos protéicos, como as carnes, induzindo ainda mais a liberação das enzimas digestivas e podendo agravar a inflamação.

5. Leite e seus derivados, como iogurte, manteiga, requeijão e queijos. O leite e seus derivados fazem parte dos alimentos protéicos, e a alteração digestiva é semelhante à das carnes.

6. Açúcar e doces, como bolos, biscoitos recheados, sorvete e balas. O açúcar tem uma rápida digestão, podendo aumentar a fermentação intestinal e causar o desconforto gástrico. "As balas têm função semelhante a das gomas de mascar e os sorvetes, por serem à base de leite e ricos em gorduras, agravam ainda mais a gastrite", explica Amanda.

condimentos e temperos

7. Condimentos fortes, como pimenta, temperos prontos, molho shoyu, catchup, mostarda. Ninguém em sã consciência colocaria uma gota de pimenta em uma ferida exposta, não é mesmo? O mesmo vale para o nosso estômago.

8. Cafeína, presente no café, nos chás preto e mate e nos refrigerantes à base de cola. Esta substância é um potente irritante gástrico e deve ser evitada durante o tratamento da gastrite.

frutas citricas

9. Frutas cítricas, como laranja, mexerica, limão, maracujá, abacaxi e kiwi. De acordo com a nutricionista Amanda Epifânio, o teor de acidez das frutas cítricas pode agravar a lesão gástrica e causar dor.

bebidas alcoolicas

10. Bebidas alcoólicas. O álcool também é extremamente agressivo à mucosa estomacal. Ele pode causar e/ou agravar um estado de inflamação.

Fonte: Correio do Povo

15 comentários:

eugenia-gee disse...

Seu bolg esta cada vez melhor!!

Nut. Juliana Tolêdo disse...

Gosto da metade deles... Kkkkk... Mas juntando o estresse eu não deveria ingerir nenhum! Mas quem disse que eu vivo sem café? Todos nós temos seus pecados...

Anônimo disse...

e quem disse que eu fico sem cerveja!!!!!!!!!!!mas se tomar mais de 10 garrafas outro dia omeprazol!!!!

Anônimo disse...

Iiih, por vistaa tenho que mudar completamente meu cardápio..!

Unknown disse...

é bom esas dicas para mim que tenho gatrite desde meus 11 anos faz 2 anos pq tenho 13 ag

Anônimo disse...

Suplemento alimentar faz mal pra quem tem gastrite ?

Anônimo disse...

Eu queria saber tb

Unknown disse...

Sim. Ataca os rins e estômago, dependendo do suplemento.

laurindamiranda disse...

gostei muito do artigo so nao consigo ficar sem o leite e seus derivados pois nao gosto de cha todo dia nem de leite de soja

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Oiii estou com gastrite crônica, não tenho azia, nem queimação, fui diagnosticada pq tinha sensação de algo preso no esôfago, o médico deu tratamento por um ano com medicação e dieta. Disse que posso ingerir laranja e limão. Os demais alimentos que vc mostra aqui no blog estão proibidos. Me mandou cuidar pq pode virar câncer.

Unknown disse...

Oiii estou com gastrite crônica, não tenho azia, nem queimação, fui diagnosticada pq tinha sensação de algo preso no esôfago, o médico deu tratamento por um ano com medicação e dieta. Disse que posso ingerir laranja e limão. Os demais alimentos que vc mostra aqui no blog estão proibidos. Me mandou cuidar pq pode virar câncer.

Unknown disse...

Oiii estou com gastrite crônica, não tenho azia, nem queimação, fui diagnosticada pq tinha sensação de algo preso no esôfago, o médico deu tratamento por um ano com medicação e dieta. Disse que posso ingerir laranja e limão. Os demais alimentos que vc mostra aqui no blog estão proibidos. Me mandou cuidar pq pode virar câncer.

Paulo cesar disse...

Quem tem grastite pode fazer malhar

Paulo cesar disse...

Quem tem grastite pode fazer malhar

Postar um comentário

Seja o primeiro a comentar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Fique sempre atualizado!
Receba artigos por email!
Widget by MundoBlogger Instale este widget