domingo, 10 de julho de 2011

Lentilha

Para quem me acompanha aqui, fica o convite para curtir, comentar e compartilhar os posts da página Nutrição e Malhação. Quem desejar poderá contribuir convidando os amigos para conhecer e curtir a Fan Page


Recentemente saiu uma matéria muito interessante no Portal mais badalado sobre nutrição: Lentilha. Confira parte da matéria!

A lentilha é originária da Ásia Central, sendo considerada uma das mais antigas espécies  de leguminosas cultivadas pelo homem, consumida há cerca de 8000 anos. É uma espécie apreciada mundialmente, sendo que a produção mundial está concentrada na Turquia e na Índia . No Brasil, sua produção ainda é pequena embora o país apresente condições favoráveis para seu cultivo e o mercado uma boa aceitação com relação à comercialização do produto.

Compare a lentilha com o feijão:

Tanto a lentilha quanto o feijão são leguminosas que oferecem vários nutrientes de grande importância para o organismo humano. Mas existem algumas diferenças entre ambos. Ao comparar uma quantidade equivalente a uma concha média cheia de cada um, encontramos os seguintes valores de energia e nutrientes:

Valor Calórico: o feijão oferece 151 kcal, enquanto a lentilha 116 kcal.

Fibras: todos sabem que as fibras, juntamente com o consumo adequado de água, são essenciais para o correto funcionamento intestinal, assim, para quem apresenta constipação intestinal, o ideal seria dar preferência para a lentilha, visto que a mesma fornece cerca de 7,9 gramas, enquanto o feijão, apenas 5,5.

Fósforo: é um mineral que desempenha variadas funções no organismo, dentre essas, a mineralização óssea e dos dentes, participação no metabolismo intermediário de açúcares, atuação na contração muscular e no equilíbrio ácido-básico. A lentilha é rica nesse mineral, fornecendo 180 miligramas, enquanto que o feijão não excede 109 miligramas.

Proteínas: a lentilha possui mais proteínas, 9 gramas na porção, já o feijão, 5,54 gramas.



E você, o que achou desta postagem? Deixe um comentário com possíveis sugestões para o blog. Acompanhe as novidades assinando o feed. Seja um seguidor do blog e curta nossa Fan Page. 

1 comentários:

Nut. Juliana Tolêdo disse...

Eu amo lentilha: refogada (como feijão), no arroz, sopa...

Postar um comentário

Seja o primeiro a comentar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Fique sempre atualizado!
Receba artigos por email!
Widget by MundoBlogger Instale este widget