O magnésio é o segundo cátion intracelular mais abundante (após o potássio) no nosso corpo. Sua principal função é estabilizar a estrutura do ATP nas reações enzimáticas dependentes de ATP. O magnésio desempenha um papel na atividade neuromuscular, trabalhando em conjunto e contra os efeitos do cálcio, dependendo do sistema envolvido. Na concentração muscular normal o cálcio atua como um estimulador e o magnésio como um relaxante.
O magnésio é abundante em muitos alimentos e a dieta comum deve fornecer normalmente quantidades adequadas. Boas fontes são as sementes, nozes, leguminosas e cereais integrais moídos, assim como hortaliças de folhas verdes – escuras porque o magnésio é um constituinte essencial da clorofila. O leite é uma fonte moderada de magnésio especialmente porque, ao lado de outros laticínios é amplamente consumido. Peixe, carne e as frutas mais amplamente consumidas (laranja, banana e maça) são fontes com baixo teor de magnésio. O magnésio é perdido durante o refinamento de cereais de trigo e o processamento de alimentos tais como açúcar e não é geralmente reposto como parte do enriquecimento de cereais.
Apesar de muito rara, são sintomas da deficiência grave de magnésio: tremores, espasmos musculares, mudanças de personalidade, anorexia, náusea e vômitos.
Churreria El Moro - Cidade do México
-
[image: Churros el moro mexico]
A segunda melhor coisa da vida depois de viajar é recordar as viagens, não
é mesmo? Ainda tenho muito material de minha ...
Há 3 anos
1 comentários:
Realmente o magnésio é muito importante para o nosso organismo e a sua deficiência é difícil de ser encontrada naqueles que possuem uma dieta balanceada.
Postar um comentário
Seja o primeiro a comentar!