quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Alimentos fonte de magnésio

alimentos fonte de magnésio
O magnésio é o segundo cátion intracelular mais abundante (após o potássio) no nosso corpo. Sua principal função é estabilizar a estrutura do ATP nas reações enzimáticas dependentes de ATP. O magnésio desempenha um papel na atividade neuromuscular, trabalhando em conjunto e contra os efeitos do cálcio, dependendo do sistema envolvido. Na concentração muscular normal o cálcio atua como um estimulador e o magnésio como um relaxante.
O magnésio é abundante em muitos alimentos e a dieta comum deve fornecer normalmente quantidades adequadas. Boas fontes são as sementes, nozes, leguminosas e cereais integrais moídos, assim como hortaliças de folhas verdes – escuras porque o magnésio é um constituinte essencial da clorofila. O leite é uma fonte moderada de magnésio especialmente porque, ao lado de outros laticínios é amplamente consumido. Peixe, carne e as frutas mais amplamente consumidas (laranja, banana e maça) são fontes com baixo teor de magnésio. O magnésio é perdido durante o refinamento de cereais de trigo e o processamento de alimentos tais como açúcar e não é geralmente reposto como parte do enriquecimento de cereais.
Apesar de muito rara, são sintomas da deficiência grave de magnésio: tremores, espasmos musculares, mudanças de personalidade, anorexia, náusea e vômitos.

1 comentários:

Alimentos ricos disse...

Realmente o magnésio é muito importante para o nosso organismo e a sua deficiência é difícil de ser encontrada naqueles que possuem uma dieta balanceada.

Postar um comentário

Seja o primeiro a comentar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Fique sempre atualizado!
Receba artigos por email!
Widget by MundoBlogger Instale este widget