sábado, 18 de dezembro de 2010

Hiponatremia em atletas

A hiponatremia é um desequilíbrio hidroeletrolítico que resulta na queda anormal dos níveis plasmáticos de sódio e quanto mais rápida for à queda destes níveis, maior a chance das conseqüências ameaçarem a vida. A concentração plasmática de sódio considerada normal seria 136-142 mmol/l.
A hiponeatremia que acomete os atletas é característica pela elevada quantidade de água presente no plasma em comparação com o pequeno número de substâncias dissolvidas no mesmo.
Os riscos mais comuns associados com este desequilíbrio são: distensão, náuseas, cefaléia, vômitos, sibilo, edema nas mãos, pés, inquietação, fadiga, confusão e desorientação, ocorrência de crises, parada cardíaca, coma, danos cerebrais permanentes e até mesmo morte.
De modo geral, atletas que ingerem líquidos em excesso antes e durante exercícios prolongados em ambientes quentes e úmidos correm o risco de desenvolver a hiponatremia.
Os atletas que já começam suas atividades com hiponatremia em função da ingestão excessiva de líquidos nos dias ou horas anteriores à competição, correm o risco de desenvolver hiponatremia ainda mais grave durante a competição, porque menos líquidos são necessários para fazer com que os níveis de sódio atinjam valores perigosos.
Aparentemente, a ingestão excessiva de líquidos é a principal causa de hiponatremia. Por esse motivo, é imprescindível que continuemos a ensinar os atletas sobre a hidratação adequada e sobre o perigo em potencial de ingerir líquidos em excesso.

Adicionar esta notícia no Linkk

0 comentários:

Postar um comentário

Seja o primeiro a comentar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Fique sempre atualizado!
Receba artigos por email!
Widget by MundoBlogger Instale este widget