sábado, 4 de dezembro de 2010

Férias com diversão e alimento seguro

Vai chegando dezembro e com ele o verão. Neste período as temperaturas permanecem bastante elevadas e os dias são mais longos.
Geralmente, o verão é também o período do ano reservado as férias. Tendo em vista isso, muitas pessoas aproveitam as férias de verão viajando pelas maravilhosas cidades brasileiras.
prais brasileiras
Caso seus planos para o verão sejam aproveitar uma das belas praias brasileiras, fique atento!
Nas praias é muito comum a venda de uma enorme variedade de produtos alimentícios que vão desde a famosa água de coco até lagostas, camarões e ostras. Alguns destes alimentos são preparados sem nenhum rigor higiênico e permanecem expostos por longos períodos ao ambiente e a temperaturas elevadas.
Os alimentos que são vendidos sem a conservação necessária e o controle sanitário adequado apresentam grandes riscos de contaminação e transmissão de doenças. Olho vivo! Lembre-se: é a sua saúde que está em jogo.
bebidas para verão
Uma dica: os alimentos estragados normalmente têm cheiro, sabor, cor e aspecto de conservação diferentes do normal. Na dúvida, não os coma.
Para que você não corra nenhum risco de consumi-los é importante que escolha sempre locais limpos e organizados e nos quais se tenha a preocupação com a segurança dos alimentos e saúde do consumidor.
Ao entrar em um serviço de alimentação fique atento aos utensílios utilizados e aos manipuladores de alimentos. Verifique se o ambiente está limpo e se os manipuladores utilizam uniformes, unhas cortadas e limpas, além dos cabelos protegidos e roupas limpas. Verifique também se não há lixo acumulado no local. Prefira sempre os alimentos que estejam muito frios ou muito quentes, uma vez que, temperaturas abaixo de 10° C e acima de 60°C retardam a multiplicação de microorganismos.
Em suas viagens não deixe de experimentar as frutas regionais. Elas são leves, saborosas e, dependendo da região onde que se aventurar, podem ser bem exóticas.
Vale à pena experimentar! Só não se esqueça de higieniza-las bem antes de comer.

alimentação segura
Viajar é bom para conhecer lugares diferentes e, claro, provar as comidas típicas de cada região, por isso quando for saborear um prato especial, escolha bem o local.
Lembre-se também de perguntar quais são os ingredientes da receita. Alguns pratos podem ser muito apimentados ou ter temperos com os quais você não está acostumado.
Vá com calma e prove o sabor do Brasil com segurança.

Fonte: Rede Nacional de Centros de Informação e Assistência Toxicológica – RENACAT – ANVISA.

1 comentários:

Nut. Juliana Tolêdo disse...

Nossa! Este blog está bombando de posts, heim?

Postar um comentário

Seja o primeiro a comentar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Fique sempre atualizado!
Receba artigos por email!
Widget by MundoBlogger Instale este widget