sexta-feira, 29 de abril de 2011

Novos riscos da alimentação infantil

Para quem me acompanha aqui, fica o convite para curtir, comentar e compartilhar os posts da página Nutrição e Malhação. Quem desejar poderá contribuir convidando os amigos para conhecer e curtir a Fan Page


riscos da alimentação infantil
Um aspecto da alimentação infantil que merece atenção especial é certamente o açúcar refinado, pois é grave a permissividade com que ele vem sendo usado. É certo de que as crianças necessitam de muita energia e de fato a sacarose produz esta energia. Essa substancia estimula o cérebro na produção de ATP, que além de outros processos, aumenta a produção do hormônio serotonina.

Por essa razão sentimos mais alegria, mais energia na mente para sonhar, porque a serotonina ajuda a imaginar futuros mais alegres. Mas quando se como açúcar refinado demais, a sacarose, com o passar do tempo, vai se transformando em um detonador de distúrbios. O açúcar refinado faz perder cromo e ainda zinco pela urina, tornando as crianças mais predispostas à depressão e a problemas imunológicos, entre outros.

Uma recomendação que deve ser olhada com carinho pelas mães é a de não adicionar açúcar e muito menos adoçantes artificiais nos sucos, frutas, papinhas no período de introdução de novos alimentos após os seis meses de idade.
alimentação infantil

A criança não conhece o sabor de outros alimentos e por isso a introdução do açúcar é totalmente desnecessária, assim como o sal nas comidas salgadas.

Não se esqueça, é preciso dar às crianças a chance de experimentar o sabor natural dos alimentos!

Quanto melhor seu filho se alimentar, maior a disponibilidade de nutrientes benéficos para o cérebro. Assim, ele terá mais inteligência emocional, mais criatividade e mais cedo ele assimilará as vantagens de usufruir uma alimentação adequada.


Consulta Bibliográfica:
POVOA, H; CALLEGARO, J; AYER, L. Nutrição Cerebral. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005, 228 p.

2 comentários:

Nut. Juliana Tolêdo disse...

Que blog lindo! Badalado, cehio de novidades, plugins legais! Gata, vc arrebenta mesmo, heim? Depois quero pegar umas ideias de plugins aqui para instalar no meu! Pode??? Rsrs...

Paty Lima disse...

Amei seu blog.
Também sou nutricionista e sempre estou lendo para me atualizar.
Trabalho com Educação Nutricional e quero deixar a minha dica de produtos para Educação Nutricional beijos

Postar um comentário

Seja o primeiro a comentar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Fique sempre atualizado!
Receba artigos por email!
Widget by MundoBlogger Instale este widget