segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Propriedades nutricionais da erva-mate

chá mate gelado
A erva-mate (Ilex paraguariensis) é originária da região subtropical da América do Sul, ou seja, sul do Brasil e norte da Argentina, além de todo o Paraguai e Uruguai. É usada na produção de chimarrão, tererê e chá quente e gelado podendo ser utilizada na preparação de bolos e sorvetes. 

A erva-mate além de saborosa apresenta também algumas propriedades nutricionais. É rica em vitaminas e sais minerais.  É uma das fontes mais ricas em ácidos fenólicos - que são um composto químico que aparece naturalmente em alimentos de origem vegetal e são responsáveis pelo sabor amargo e adstringente - e ainda são capazes de combater os radicais livres, que prejudicam o bom funcionamento do organismo. 
Pesquisas realizadas recentemente nos Estados Unidos mostraram que as propriedades antioxidantes da bebida exercem um efeito protetor direto nas células. Também revelaram que a erva-mate é capaz de inibir o processo de oxidação do mau colesterol (LDL), prevenindo doenças cardiovasculares, câncer e envelhecimento precoce.  

0 comentários:

Postar um comentário

Seja o primeiro a comentar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Fique sempre atualizado!
Receba artigos por email!
Widget by MundoBlogger Instale este widget