sábado, 1 de janeiro de 2011

Natação pode amenizar os sintomas de asma em crianças

Uma notícia recentemente divulgada me chamou atenção, de acordo com um estudo, além de não provocar ataques de asma, como ocorre em outros esportes, à natação proporciona desenvolvimento físico e psicológico normal, bem como o aumento do volume dos pulmões e o desenvolvimento de boas técnicas.

Este estudo confirmou também a hipótese de que a natação pode ser uma abordagem não-farmacológica eficaz para crianças e adolescentes com asma.
Todas as crianças avaliadas neste estudo apresentaram umamelhora significativa em vários aspectos, como sintomas em geral, número de visitas ao médico, ronco, respiração pela boca e autoconfiança. Já os que fizeram natação mostraram um diferencial no que diz respeito aos benefícios adicionais no condicionamento físico.

Os autores destacaram que além de ser um ótimo exercício para as crianças com asma, a natação continuou mostrando benefícios para a saúde por pelo menos um ano após a conclusão do programa de natação. Sendo assim, os médicos ressaltam que esta prática esportiva é uma abordagem complementar ao tratamento convencional de asma.

0 comentários:

Postar um comentário

Seja o primeiro a comentar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Fique sempre atualizado!
Receba artigos por email!
Widget by MundoBlogger Instale este widget