sexta-feira, 29 de abril de 2011

Novos riscos da alimentação infantil

Para quem me acompanha aqui, fica o convite para curtir, comentar e compartilhar os posts da página Nutrição e Malhação. Quem desejar poderá contribuir convidando os amigos para conhecer e curtir a Fan Page


riscos da alimentação infantil
Um aspecto da alimentação infantil que merece atenção especial é certamente o açúcar refinado, pois é grave a permissividade com que ele vem sendo usado. É certo de que as crianças necessitam de muita energia e de fato a sacarose produz esta energia. Essa substancia estimula o cérebro na produção de ATP, que além de outros processos, aumenta a produção do hormônio serotonina.

Por essa razão sentimos mais alegria, mais energia na mente para sonhar, porque a serotonina ajuda a imaginar futuros mais alegres. Mas quando se como açúcar refinado demais, a sacarose, com o passar do tempo, vai se transformando em um detonador de distúrbios. O açúcar refinado faz perder cromo e ainda zinco pela urina, tornando as crianças mais predispostas à depressão e a problemas imunológicos, entre outros.

Uma recomendação que deve ser olhada com carinho pelas mães é a de não adicionar açúcar e muito menos adoçantes artificiais nos sucos, frutas, papinhas no período de introdução de novos alimentos após os seis meses de idade.
alimentação infantil

A criança não conhece o sabor de outros alimentos e por isso a introdução do açúcar é totalmente desnecessária, assim como o sal nas comidas salgadas.

Não se esqueça, é preciso dar às crianças a chance de experimentar o sabor natural dos alimentos!

Quanto melhor seu filho se alimentar, maior a disponibilidade de nutrientes benéficos para o cérebro. Assim, ele terá mais inteligência emocional, mais criatividade e mais cedo ele assimilará as vantagens de usufruir uma alimentação adequada.


Consulta Bibliográfica:
POVOA, H; CALLEGARO, J; AYER, L. Nutrição Cerebral. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005, 228 p.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Alimentos ricos em probióticos

Descubra algumas fontes de bactérias do bem para incluí-las na alimentação  


alimentos probioticos

A procura por alimentos probióticos, que contém bactérias que fazem bem para o organismo humano, tem crescido nas últimas décadas. Graças a estudos na área de alimentação, hoje é possível se beneficiar deste tipo de alimento. Mas você sabe aonde encontrá-los? O médico Edward Group, em artigo para o site do qual é fundador, o Global Healing Center, aponta algumas fontes de alimentos probióticos que podem ser incorporadas ao cardápio do dia a dia.

Quando se pensa em probióticos, o iogurte é o primeiro alimento que vem à cabeça. Para o médico, ele é uma das principais fontes das chamadas bactérias benéficas para o organismo. Apenas fique atento à embalagem do produto antes de comprá-lo, pois não são todos os iogurtes que contém probióticos. Verifique também se a empresa especifica a espécie de microorganismo, quantidade e unidades formadoras de colônias (UFC) na embalagem do produto.

Na lista de Group, também aparece o chocolate amargo, que segundo o médico, pode conter cerca de quatro vezes mais probióticos do que outros laticínios.

Alguns ingredientes usados em certos pratos sofrem fermentação e, dessa forma, podem produzir bactérias do bem. Um exemplo disso é um prato coreano chamado kimchi. Apesar de pouco conhecido no Brasil, ele é feito com uma mistura de repolho, pimenta malagueta, rabanete, cenoura, alho, gengibre, cebola e caldo de peixe, e contém lactobacillus kimchii, uma bactéria benéfica para o trato intestinal. Quando estiver em algum restaurante coreano, não deixe de experimentar essa iguaria, que ainda é fonte de vitamina A, C, B1, B2, betacaroteno, cálcio e ferro. Pesquisas indicam ainda que esse tipo de prato pode ser um aliado na luta contra o vírus da gripe suína.

Popular na cozinha japonesa, o missoshiro é uma sopa produzida a partir de um processo de fermentação da mistura de soja, cevada, arroz marrom e outros grãos com um tipo de fungo chamado koji (aspergillus oryzae). O Dr. Group afirma que esse prato é usado também pela cozinha macrobiótica por ser um regulador intestinal natural. Rico em proteínas, vitamina B12, zinco, cobre e manganês, o Missô é servido com cebolinha e tofu, o que o torna um alimento muito saboroso.

O chucrute, um prato alemão feito com repolho e normalmente servido com joelho de porco, apresenta um gosto particular devido à formação de ácido lático constituído durante a fermentação do repolho. Para Group, esse alimento não é apenas boa fonte de bactérias naturais do ácido lático, como lactobacillus e pediococcus, mas também é capaz de ajudar a reduzir os sintomas de alergia. E ainda é rico em vitamina C e enzimas digestivas.

O microorganismo usado no processo de fermentação da cerveja, o Saccharomyces cerevisiae, também age como probiótico no organismo humano. De acordo com a pesquisa “Probiotics: preventing antibiotic-associated diarrhea”, a atividade probiótica desse tipo de bactéria é indicada, entre outros benefícios, para pessoas com intolerância à lactose e diarreias. A levedura também traz proteínas, ácido fólico, fibras, vitaminas do complexo B e sais minerais. É encontrada na forma de flocos, pó e comprimidos. Você pode usá-la na forma de pó em sucos, sopas, saladas, vitaminas e até no arroz e no feijão.

Fonte: Custom Editora/Terra

E você, o que achou desta postagem? Deixe um comentário com possíveis sugestões para o blog. Acompanhe as novidades assinando o feed. Seja um seguidor do blog e curta nossa Fan Page.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Deputado quer barrar industrializados em cantinas

Fonte: midia news

Os alimentos comercializados em cantinas escolares tendem a apresentar alto grau de processamento industrial e se caracterizam por alta densidade energética, baixo porte de fibras e micronutrientes ou nenhum valor nutricional. Em conseqüência da má alimentação as crianças desenvolvem obesidade, diabetes, gastrite e outras doenças estomacais.

Para inibir a comercialização desses alimentos nas unidades de ensino, prejudiciais a saúde, o deputado estadual Emanuel Pinheiro (PR), apresentou Projeto de Lei que institui diretrizes para a promoção da alimentação saudável nas escolas de educação infantil, fundamental e de nível médio das redes pública e privada no Estado de Mato Grosso.

E você, o que achou desta postagem? Deixe um comentário com possíveis sugestões para o blog. Acompanhe as novidades assinando o feed. Seja um seguidor do blog e curta nossa Fan Page.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Sete mandamentos da vida saudável

Para quem me acompanha aqui, fica o convite para curtir, comentar e compartilhar os posts da página Nutrição e Malhação. Quem desejar poderá contribuir convidando os amigos para conhecer e curtir a Fan Page

A nutricionista Laura Breves, que tem acompanhado a alimentação de Renata Ceribelli e Zeca Camargo, lista os sete mandamentos para quem quer entrar em forma e buscar uma vida saudável. Vamos nessa?

vida saudavel

1) Comer a cada três ou quatro horas

2) Não beliscar nos intervalos

3) Tomar pelo menos dois litros de água por dia

4) Tomar líquidos quentes (eles dão a sensação de que você está saciado)

5) Mastigar mais os alimentos

6) Escolher alimentos que contenham pouca gordura, porém mais fibras

7) Usar o relógio para controlar o tempo da refeição

Seguir esses mandamentos é a melhor maneira para quem deseja alcançar uma vida saudável, manter o peso e melhorar a estética corporal.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Drink de frutas

Portal Nutrição em Foco


Características:
    drink de frutas
  • Não contém gordura
  • Não contém gordura saturada
  • Muito baixo teor de sódio
  • Sem fenilalanina
  • Vegetariana
  • Sem lactose
  • Sem glúten
  • Sem gordura trans
Tempo: Rápido: até 30 minutos.

Ingredientes
- 2 unidades pequenas de bananas prata maduras (60 g)
- 1 unidade média de pêssego descascado e picado (60 g)
- 6 unidades grandes de morango (72 g)
- 4 copos americanos (rasos) de caldo de laranja (560 mL)

Utensílios e equipamentos: Geladeira/Freezer, Liquidificador.

Modo de preparo
1. Higienizar todas as frutas.
2. Colocar tudo no liquidificador e bater até ficar homogêneo.
3. Levar à geladeira por alguns minutos e servir.
Rendimento: 5 copos de 150 ml.

Classificações no cardápio: bebida.

Substitutos na dieta: Fruta ou suco.

Dica
Os sucos, embora não sejam remédios, podem atuar na prevenção e tratamento de doenças, já que são alimentos nutritivos, fontes de vitaminas, minerais, fibras, antioxidantes e outros agentes importantes para a manutenção saudável do nosso organismo.

E você, o que achou desta postagem? Deixe um comentário com possíveis sugestões para o blog. Acompanhe as novidades assinando o feed. Seja um seguidor do blog e curta nossa Fan Page.


Você poderá incrementar seu cardápio conferindo outras receitas:

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Quaresma é ocasião ideal para destacar benefícios dos peixes à saúde

frutos do marDe acordo como o Portal Fator Brasil, o período da Quaresma, que contempla os 40 dias que antecedem a Páscoa e quando muitos católicos seguem a tradição de não comer carne vermelha, é marcado também pelo aumento do consumo de peixe. De acordo com o Ministério da Pesca e Aquicultura, nesta época o consumo de pescados cresce em torno de 15 % apresentando variações de acordo com a região do Brasil. E é justamente nesta ocasião, aliás, que se torna ainda mais comum as discussões a respeito dos benefícios nutricionais que o alimento oferece à saúde das pessoas, prevenindo-as de diversas doenças.

Um dos principais nutrientes presentes nos peixes, os ácidos graxos ômega 3 são compostos encontrados na gordura do atum e da sardinha, por exemplo, que atuam como poderosos agentes de proteção ao coração através de redução do colesterol no sangue, da pressão sanguínea, da tendência na formação de coágulos no sangue, e também na redução da inflamação e de alterações dos batimentos cardíacos (HOOPER et al, 2006, KRIS-ETHERTON et al, 2002).

Alimentação: Hábitos são influenciados pelos pais

alimentação infantil
De acordo com o site Correio do Brasil, uma pesquisa da Faculdade de Saúde Pública da USP avaliou o quanto crianças de 4 a 6 anos de idade gostam dos alimentos que habitualmente fazem parte do seu dia a dia e como os pais atuam em relação à alimentação de seus filhos.
O estudo faz pare da tese de doutorado da nutricionista Isa Maria de Gouveia Jorge. O interesse no tema veio da observação de que a prevalência de excesso de peso tem aumentado significativamente nas últimas décadas, inclusive entre as crianças desta faixa etária.

Participaram da pesquisa 400 crianças de pré-escolas universitárias, nas quais foram verificados o estado nutricional e a aceitação de 29 alimentos habituais de suas dietas. Para medir o grau de gostar, ou seja, o quanto as crianças gostam dos alimentos, foram utilizadas fotografias padronizadas dos alimentos, na forma usualmente oferecidas às crianças e escala hedônica facial de cinco pontos.
Também participaram do estudo 190 pais. Foram levantados dados referentes a escolaridade e estado nutricional dos pais e aplicado um questionário sobre atitudes e práticas alimentares frente à alimentação da criança.

E você, o que achou desta postagem? Deixe um comentário com possíveis sugestões para o blog. Acompanhe as novidades assinando o feed. Seja um seguidor do blog e curta nossa Fan Page.

Ministério da Saúde anuncia combate a alimentos gordurosos e com muito sal

Fonte: Revista Época

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, divulgou nesta sexta-feira (8) uma nova medida do governo para garantir a saúde dos brasileiros: um plano de redução de gordura nos alimentos industrializados. A medida foi anunciada um dia após Padilha ter fechado acordo com as indústrias de alimentos processados para diminuir o teor de sódio em pelo menos 16 categorias de produtos, e demonstra uma maior preocupação do governo federal com a alimentação da população.

"No segundo semestre vamos abrir a agenda para a redução de gordura. É um programa fundamental porque traz a indústria de alimentos para o debate (hábitos alimentares). O Brasil é pioneiro em relação aos demais países nisso", afirmou o ministro.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Alimentos para melhorar a imunidade

Garanta o bom funcionamento do seu sistema imunológico a partir dos alimentos 
suco de maça

O estado nutricional de uma pessoa é determinante para garantir um bom funcionamento do sistema imunológico. Para isso, não basta incluir um alimento isolado na alimentação, mas é preciso que todos os dias seja oferecido no mínimo quatro refeições diárias, com os principais nutrientes: carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais, na quantidade ideal para cada faixa etária.

Carboidratos: devem ser provenientes de pães e biscoitos integrais, grãos como arroz, quinua, milho, feijão, lentilha, cevadinha, batata, mandioca e mandioquinha.

Proteínas: são importantes para a formação do sistema de defesa e estão presentes nas carnes vermelha, frango e peixe, e os ovos.

Cálcio: é um mineral extremamente importante e pode ser incluído através de todos os vegetais que verde-escuros ou do leite e seus derivados.

Probióticos: têm um papel importante de melhorar o sistema de defesa do organismo através do equilíbrio da flora intestinal. Alguns estudos comprovam a melhora de gripes e resfriados com a ingestão diária de alimentos ricos em probióticos, facilmente encontrados em iogurtes especiais, nas formas de lactobacillus e/ou bifidobacteria.

Zinco: é um mineral facilmente encontrado nas carnes vermelhas.

Água: a ingestão de líquido, apesar de ser básica, garante que nosso organismo esteja em equilíbrio constante e evita a desidratação que ocorre no inverno também.

Gengibre: é uma raiz que tem demonstrado bons resultados quando incluída nas dietas, por isso pode ser usada no preparo dos pratos, em forma de chá, ou ingerido cru antes das refeições.

Frutas e vegetais (Vitamina C): são determinantes para atingir a quantidade de vitaminas e minerais recomendados diariamente. É necessário ingerir cinco frutas todos os dias, que podem ser divididas nas quatro refeições. E não menos importante são as saladas, que devem estar em todas as refeições principais.

Exageros: Toda forma de exagero seja por excesso de gorduras, grandes volumes ou bebidas com álcool, pode sobrecarregar o organismo, causando uma necessidade do mesmo se reequilibrar e gastar energia para isso, o que é ruim.

Dietas de restrição: Toda dieta restrita pode gerar uma queda do sistema de defesa, pois quando o corpo sofre uma restrição de energia, ele “rouba” nutrientes do sistema, inclusive do de defesa, para gerar energia para as funções diárias. O resultado é aumento de gripes, resfriados ou outras patologias.
 
Fonte: Heloisa Guarita/Custom Editora/Terra

E você, o que achou desta postagem? Deixe um comentário com possíveis sugestões para o blog. Acompanhe as novidades assinando o feed. Seja um seguidor do blog e curta nossa Fan Page.

domingo, 17 de abril de 2011

Como você vai malhar em 2011?

Revista Saúde é Vital
Por MARIANA AGUNZI e THEO RUPRECHT

atividade na praia

Equipamentos da vez

›› TRX – Trata-se de uma tira composta de náilon geralmente fixada no teto. Independentemente de como é usada, recruta diversos grupos musculares para cada movimentação e ainda estimula a flexibilidade e a resistência.

›› Power Plate – Ao fazer exercícios convencionais em cima dessa plataforma vibratória, o corpo todo, incluindo aí os ossos, se esforça para permanecer equilibrado e, assim, torna-se mais forte.

›› Kettlebell – Essa bola de ferro com uma alça, para ser movimentada, ativa a musculatura estabilizadora, responsável por manter a postura correta e dar suporte a bíceps, tríceps e peitorais.


Você poderá aumentar seu conhecimento lendo as seguintes matérias:

Faça do exercicio físico um hábito

Por Minha Vida
atividade física

Ir para academia, caminhar no parque, fazer exercícios em casa é encarado como um sacrifício para muita gente. E, olhando por essa ótica dolorosa, fica ainda mais difícil de sair do sofá mesmo. "Infelizmente, a grande maioria das pessoas começa a treinar para resolver algum problema, como perder peso ou por outra recomendação médica. São poucos os que praticam atividades físicas por prazer", explica o personal trainer e coordenador da academia Kainágua Aristides Mello, de São Paulo.

Mas, vamos encarar os fatos: não dá para ficar parado, então que tal buscar formas incentivadoras para tornar o exercício físico um hábito que faz parte da sua rotina, assim como comer, escovar os dentes ou tomar banho? Se o processo é incorporado naturalmente no seu cotidiano, fica bem mais fácil de pedalar ou partir pra cima da esteira. A personal trainer Karin Ishii, professora de ginástica da academia Competition, de São Paulo, entrega as dicas para superar o obstáculo da preguiça e falta de motivação.

sábado, 16 de abril de 2011

Melhore seu bem estar e tenha uma vida mais saudável, coma peixe

Fonte: Bagarai
consumo de peixe
Um dos grandes desafios da maioria da população é alimentar-se bem. Desta forma, é necessário desenvolver o hábito de escolher melhor os alimentos, pois tudo o que comemos reflete na saúde. Evitar alimentos altamente calóricos e gordurosos; aumentar o consumo de água, saladas, legumes e frutas é um bom começo para uma vida mais saudável, orienta a nutricionista Sheila Silva Castro, do Hospital e Maternidade Beneficência Portuguesa de Santo André.

Equilíbrio é a palavra chave, uma boa alimentação deve conter carboidratos, lipídios e proteínas. A deficiência de qualquer um destes elementos acarretará prejuízos à saúde.

As carnes representam a parte protéica da alimentação. Os peixes, por exemplo, possuem benefícios que vão além do sabor, já que é um alimento nutritivo, rico em proteínas e minerais como cálcio, iodo, cobalto e fósforo, que garantem o bom funcionamento do cérebro, bem como a atividade nervosa e muscular. Outra característica importante são as vitaminas A, B, C e E e o Ômega 3 – uma gordura benéfica à saúde que auxilia na melhora da memória, concentração, habilidades motoras, na diminuição do estresse, prevenção de doenças degenerativas cerebrais, redução das taxas de triglicérides e colesterol no sangue.

Suco bom dia

Portal Nutrição em Foco
sucos
Características:

    * Não contém gordura
    * Não contém gordura saturada
    * Muito baixo teor de sódio
    * Sem fenilalanina
    * Vegetariana
    * Sem lactose
    * Sem glúten
    * Sem gordura trans

Tempo: Rápido: até 30 minutos.

Ingredientes

- 1 litro de água
- 1 polpa de fruta de goiaba
- 5 morangos médios
- 1/2 maçã
- Quanto baste de açúcar
- Quanto baste de gelo

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Hipertensão Arterial

hipertensão

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Cuidado com as dietas radicais

mulher magra
Ela não mede esforços para estar em forma. Faz exercício com orientação, mas dietas por conta própria. Chegou a perder dez quilos em três semanas, mas recuperou o dobro. “Eu passava três dias sem me alimentar, só na água, e mais 12 dias no suco de limão com bolacha água e sal”, revela Regina Moraes, arquiteta.
É sempre com a intenção de emagrecer rápido, eliminando substâncias nocivas ao organismo, que as pessoas

segunda-feira, 11 de abril de 2011

O que é que o abacaxi tem?

abacaxi
Ananás ou abacaxi é uma planta monocotiledônea da família das bromeliáceas, subfamília Bromelioideae. Os abacaxizeiros cultivados pertencem à espécie Ananas comosus, que compreende muitas variedades frutíferas. Há também várias espécies selvagens, pertencentes ao mesmo gênero e grupo.É um fruto nativo do Brasil, que apresenta ótimas quantidade de vitamina A e excelentes propriedades digestivas, diuréticas e antitérmicas. Como diurético colabora na dissolução dos cálculos renais. Sendo excelente para pessoas que sofrem de prisão

domingo, 10 de abril de 2011

Como você vai malhar em 2011?

Revista Saúde é Vital
Por MARIANA AGUNZI e THEO RUPRECHT

homem musculoso

Verões passado

›› Aeróbica – Febre no final dos anos 1980 em razão do alto gasto calórico, mescla ginástica com dança. Devido às reclamações sobre dores articulares, caiu no esquecimento.

›› Ginástica localizada – A prática visa cada músculo isoladamente. Por mais que deixe a barriga firme, ela desequilibra o corpo como um todo porque pode trabalhar em demasia uma região em detrimento das outras.

›› Step – O aluno sobe e desce uma plataforma sem parar. Com o intuito de fortalecer os membros inferiores e queimar gordura, essas repetições sem fim acabam se tornando entediantes. Além disso, abalam o joelho.

›› Ginástica natural – Seus seguidores imitam gestos animais para incrementar a flexibilidade, a força e a respiração. Acontece que é complicado adaptá-la para os ambientes fechados — e a dificuldade dos movimentos é enorme.

sábado, 9 de abril de 2011

Suco antioxidante

suco de morango
Portal Nutrição em Foco
Características:

    * Muito baixo teor de sódio
    * Sem adição de açúcar
    * Sem fenilalanina
    * Vegetariana
    * Sem lactose
    * Sem glúten
    * Sem gordura trans

Tempo: Rápido: até 30 minutos.

Ingredientes

- 2 laranjas (300 g)
- 1 unidade pequena de cenoura (55 g)
- 1 polpa de frutas vermelhas
- 1 colher (sobremesa) de semente de linhaça (10 g)

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Cereal matinal ajuda a controlar hipertensão masculina

cereaisDe acordo com a Revista Veja Online, comer o equivalente a uma vasilha de cereais todas as manhãs, especialmente os do tipo integral, pode diminuir em um quinto os riscos de hipertensão entre os homens. Os benefícios. Contudo, não decorrem exclusivamente do fato de o alimento ser uma fonte rica em fibras. De acordo com pesquisadores da Northwestern Medicine, dos Estados Unidos, os ganhos residem na maneira pela qual os cereais são consumidos – com frutas, leite e sem adição de gordura saturada, sódio e açúcar em excesso.

terça-feira, 5 de abril de 2011

O colágeno tem a força

beleza da pele
No corpo, ele está por todo lado. Por fora, representa 80% da pele – e dá a ela firmeza e elasticidade. Por dentro, sustenta órgãos, vasos sanguíneos, tecidos, tendões, ligamentos e ainda entra na composição do esqueleto. Sim, estamos falando do colágeno, uma proteína importantíssima, mas que é vulnerável a predadores como o sol, radicais livres e açúcar. O trio não poupa o colágeno da pele e o resultado são as rugas e as linhas de expressão. Com o passar dos anos, o tônus só diminui. Quem come muito açúcar sofre ainda mais porque a glicose “carameliza” o colágeno, tornando-o duro e quebradiço. Fatores como obesidade, fumo, ma alimentação, estresse e poluição só pioram o quadro, a saída é afastar esses vilões da sua vida e prestar mais atenção naquilo que entra no seu prato. Pra preservar o colágeno, a alimentação deve conter doses de nutrientes sabidamente relacionados à síntese dessa proteína, como o zinco e as vitaminas A, C, D e E. Poderosos antioxidantes, as vitaminas C e E são duas das principais armas defensoras do colágeno. Para garantir o suprimento da vitamina C, aposte em frutas como a acerola, caju, goiaba, kiwi e mamão, as mais ricas nesta vitamina. Prefira ingerir esses alimentos crus ou em forma de suco, que deve ser consumido logo após o preparo – ou a vitamina C será oxidada. Já as folhas verdes, como o brócolis, a manga e o mamão papaia são boas fontes de vitamina E.

www.tambem.com

segunda-feira, 4 de abril de 2011

O que é que o abacate tem?

abacate
O abacate, é o pseudofruto comestível do abacateiro (Persea americana), uma árvore da família da laureáceas nativa do México ou da América do Sul, hoje extensamente cultivada - incluindo nas Ilhas Canárias e na ilha da Madeira- e muito popular no Brasil.
É uma fruta que apresenta elevado valor nutritivo, que deve ser consumida com certa moderação. Em cem gramas do fruto podemos encontrar cerca de 200 calorias, alem de fornecer ao organismo mais gordura do que

domingo, 3 de abril de 2011

Como você vai malhar em 2011?

Revista Saúde é Vital
Por MARIANA AGUNZI e THEO RUPRECHT

musculo peitoral

Boot Camp

Suar como os militares — essa é a ordem do dia. Ainda pouco conhecida no Brasil, a prática simula o treinamento físico dos soldados, incluindo flexões, corridas, polichinelos... Seus praticantes até são levados para locais específicos, onde ficam alojados por algum tempo — ou seja, uma espécie de campo, como entrega o nome da prática em inglês. “Há um apelo emocional e de coletividade. Isso pode gerar maior adesão”, opina o educador físico Tony Meireles, da Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro. Aqueles que não pretendem ficar longe de casa não precisam pedir baixa: podem adaptar os exercícios para a academia. “Eles serão baseados no circuito militar. Vão exigir força e resistência de forma dinâmica porque esse é o apelo motivacional”, ressalta Cláudio Pavanelli, fisiologista do Clube Atlético Mineiro, em Belo Horizonte.

Levantamento Terra

Antes restrita aos atletas, a modalidade ganhou espaço entre o público geral. Apesar de sua mecânica ser simples — de pé, a pessoa segura a barra que está no chão e, aí, estende as pernas —, seus resultados impressionam. Tanto os membros inferiores como os braços, as costas e o peitoral crescem rapidamente com esse agachamento turbinado. “O aluno comum realiza o mesmo gesto do profissional, mas com peso diferente”, adverte Thales Martins, gestor técnico da Pelé Club, em São Paulo. Maneirar na quantidade de anilhas que serão levantadas é fundamental, assim como acertar a postura e o modo de fazer a puxada. Caso contrário, lesões graves podem surgir. Por isso, a presença de um educador físico habilitado é fundamental.

sábado, 2 de abril de 2011

Suco anticelulite

Portal Nutrição em Foco

suco anticelulite
Características:

    * Alto teor de fibras
    * Baixo teor de sódio
    * Sem adição de açúcar
    * Sem fenilalanina
    * Vegetariana
    * Sem lactose
    * Sem glúten
    * Sem gordura trans

Tempo: Demorado: mais de 1h e 30 minutos.

Ingredientes

- 350 mL de água de coco
- 1 pires (chá) de couve manteiga crua
- 1 colher (sobremesa) de salsa
- 1 fatia média de abacaxi
- ½ limão para suco
- 3 folhas de hortelã
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Fique sempre atualizado!
Receba artigos por email!
Widget by MundoBlogger Instale este widget